MPLS / Lan-to-Lan

Solução de conectividade segura e dedicada para conectar suas unidades com performance, segurança e escalabilidade garantidas.

Soluções para conectar sua empresa e ou serviço público com segurança

Solução de conexão dedicada entre unidades, ideal para empresas que necessitam conectar sua matriz a filiais ou outras unidades, garantindo uma conexão direta entre os dois pontos com elevado nível de segurança para transmissão dos dados.

  • Maior eficiência e velocidade na troca de dados
  • Estabilidade na conexão entre as redes
  • Segurança e possibilidade de monitoramento remoto do fluxo de dados
  • Conexões com alta escalabilidade e redução de latência, o que faz reduzir também o tempo de transmissão de dados.
Conexão MPLS

Independentemente do tamanho ou do modelo de negócio de uma empresa, a troca de informações com segurança, rapidez e exclusividade é uma demanda cada vez mais fundamental, em alguns casos crítica, no ambiente corporativo.

MPLS / Lan-to-Lan (L2VPN, L3VPN e Last Mile)

O que é Multi-Protocol Label Switching (MPLS)?

O MPLS é uma tecnologia de encaminhamento de pacotes que usa rótulos para tomar decisões sobre o encaminhamento de dados. Com o MPLS, a análise de cabeçalho da camada 3 é feita apenas uma vez (quando o pacote entra no domínio de MPLS). A inspeção do rótulo leva ao encaminhamento do pacote subsequente. O MPLS disponibiliza estas aplicações úteis:

Virtual Private Networking (VPN)
Engenharia de tráfego (TE)
Quality of Service (QoS)
Any Transport over MPLS (AToM)

Além disso, diminui a sobrecarga de encaminhamento dos roteadores centrais.
As tecnologias MPLS são aplicáveis a qualquer protocolo de camada de rede.

Conteúdo Técnico

O transporte da camada 2 (L2) sobre o MPLS e o IP funciona em vários cenários, tais como Ethernet-à-Ethernet, PPP-à-PPP, High-Level Data Link Control (HDLC), etc.

Os L2VPN empregam os serviços L2 sobre o MPLS a fim construir uma topologia de conexões Point-to-Point que conectam locais de cliente final em uma Nuvem MPLS. O modelo L2VPN fornece uma rede em cima dos circuitos virtuais L2, empregados em ATM ou Frame Relay.

Customer Edge router (CE) – É o dispositivo localizado fisicamente no cliente. Ele conecta a rede do provedor usando tecnologia nível 2 como Frame Relay, ATM, or Ethernet.

Nas L3VPN, o CE forma uma relação de protocolo para trocar conhecimentos de rota. O router CE pode ser o único dispositivo em uma localidade de um determinando cliente, ou pode participar de um domínio de roteamento de uma localidade.

Para L2VPN, o CE transmite frames para o provedor que são destinados a um cliente remoto. O CE pode ter uma única rota estática que aponta para o provedor, ou pode se comunicar por protocolo de roteamento com outro CE.

Provider Edge router (PE) – É o dispositivo localizado no provedor e se comunica diretamente com o CE. Ele mantém relacionamento com outros routers dentro do provedor.

Para L3VPN o PE se comunica com o CE para receber atualizações de rotas. Essas informações são passadas para o PE router conectado ao outro CE do cliente. Quando o PE router recebe pacotes destinados ao site remoto ele encaminha o pacote usando MPLS LSP através do provedor.

Para L2VPN ele simplesmente recebe o frame L2 do CE local que encaminha para o PE remoto usando MPLS LSP.

Provider router – Localizado no core do provedor. O P não tem nenhum conhecimento da VPN do cliente, simplesmente encaminha pacotes MPLS de um PE para o outro;

VPN routing and forwarding table – Em L3VPN, todos os PEs mantem uma VPN routing and forwarding table (VRF) separada para cada cliente conectado no PE. Cada tabela VRF contém conhecimentos de roteamento específico para a rede do cliente. Quando o CE anuncia rotas de uma localidade, o PE as coloca na tabela VRF. O router então anuncia para o PE remoto que o anuncia para o CE remoto.

Quer saber mais sobre MPLS / Lan-to-Lan?

Então não perca tempo, fale com um consultor agora mesmo!